Ícone do site Contabilidade em Volta Redonda – RJ | Rede Contábil

Os riscos de não emitir nota fiscal

As notas fiscais são preocupações constantes na vida dos empreendedores que querem seguir a lei e não ter dor de cabeça com os órgãos de fiscalização do governo. Qualquer transação de compra ou venda deveria passar pela emissão de uma nota fiscal.

Esses registros são importantes para evitar problemas no futuro, tanto para o cliente quanto para o negócio — mas nem sempre uma empresa pensa assim.

Alguns empresários ainda veem a emissão das notas como algo burocrático e maçante, um empecilho que atrasa as operações, e se arriscam a trabalhar em seu negócio sem emitir corretamente os documentos.

Mas essa atitude pode custar caro para as empresas. Continue lendo nosso post e entenda quais são os riscos de não emitir notas fiscais!

O grande perigo da não emissão de notas fiscais

Quem não emite adequadamente notas fiscais está falsificando, adulterando ou omitindo seu número de vendas — o que é obviamente ilegal.

Sonegar impostos não é uma acusação simples de responder, e dependendo do caso pode ser um golpe fatal para a vida de muitas empresas como mencionamos na postagem de ontem.

Punição com multas

As multas são as punições mais comuns para a empresa que não emite nota fiscal. Os valores das penalidades variam de 10% a 100% sobre a quantia de cada nota autuada e podem ser cumulativos.

Perda de garantias

A emissão de notas também é essencial para a utilização de garantias do produto que a empresa comercializa ou utiliza. Isso porque, nesses registros, existe uma comprovação da data em que o trâmite foi feito. Essa informação, junto ao período de duração da garantia, dá direito ao consumidor de trocar ou consertar aquela mercadoria.

 

Fiquem atentos.

 

Fonte: Blog e-gestor

Classifique nosso post
Sair da versão mobile