Ícone do site Contabilidade em Volta Redonda – RJ | Rede Contábil

Planejamento estratégico: o que você precisa saber?

Saiba Agora Mesmo Qual A Improtancia Do Lanejamento Estrategico Para Prestadores De Servicos Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro

Saiba qual a importância do planejamento estratégico para prestadores de serviços

Esse plano funciona como um guia para ajudar sua empresa no direcionamento correto rumo ao sucesso. Aprenda como fazê-lo agora mesmo!

O planejamento estratégico é necessário para desenvolver uma visão de médio e longo prazo e atingir os objetivos da empresa.

Embora possa parecer uma daquelas tarefas sem aplicação prática, não se engane, o planejamento permite que as empresas se auto-organizem, agilizem as operações e, assim, ganhem vantagem competitiva.

Mas você está usando essa ferramenta tão importante da maneira certa?

Ou melhor, não está na hora de desenvolver um plano estratégico para o seu negócio, mesmo que pequeno?

Continue lendo para entender melhor o que é o planejamento estratégico e como engajar todos os departamentos para alcançar objetivos maiores!

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico ajuda a determinar o melhor caminho a seguir para uma organização, desde a definição de metas até a tomada de decisões e a alocação de  recursos em um período futuro.

Isso torna as operações mais eficientes e garante o sucesso dos negócios.

Esta função pode e deve ser exercida por qualquer empresa, independentemente de seu porte ou setor.

Afinal, assim como qualquer negócio precisa crescer e atingir metas, você também precisa ser organizado e ter um plano de negócios que o acompanhe.

Entretanto, cabe ressaltar que o planejamento estratégico deve ser um processo que envolve todas as equipes e todos os níveis da empresa.

Isso significa que o comprometimento e a dedicação do líder devem ser aliados ao comprometimento da equipe para que todos trabalhem em harmonia e com foco no mesmo objetivo.

Qual a importância desse planejamento para os prestadores de serviço?

Sabemos que sem um plano é difícil atingir os objetivos desejados.

Sem essa organização prévia, a empresa fica perdida, sem saber para onde quer ir e muito menos como chegar.

Na maioria das vezes, isso acontece porque a empresa não entende sua cultura ou suas diferenças.

Mesmo que você faça sua lição de casa e defina sua missão e valores desde o início, eles se tornam habituais ao tempo.

Aí fica muito difícil enxergar todo o potencial da empresa e ir além do claro avanço do mercado.

O planejamento estratégico também ajuda a empresa a encontrar a forma mais adequada de atingir seus objetivos.

Leia mais sobre assuntos relacionados ao assunto nos materiais abaixo:

Como elaborar um planejamento estratégico eficiente?

Para que seu planejamento estratégico seja eficaz, você precisa ter um cronograma e seguir algumas etapas.

Conheça abaixo quais são:

Diagnóstico

Também conhecida como análise SWOT, o primeiro passo é olhar para o negócio e para o mercado para entender a situação atual. Em outras palavras, é hora de listar seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

Para isso é necessário formar grupos de trabalho e identificar os pontos fortes e fracos internos da empresa — o diagnóstico analisa anomalias e áreas de melhoria, então faz o mesmo para o ambiente externo.

Ou seja, identificar oportunidades e ameaças que afetam a organização, como condições sazonais ou o estado da economia do país.

Esse diagnóstico é importante para entender o ambiente em que uma empresa atua, a fim de determinar as ações mais adequadas para atingir os objetivos.

Identidade organizacional

Para sua empresa se destacar, ela deve ter missão, visão e valores reconhecidos pelo público interno e externo.

É por isso que a filosofia corporativa é importante e deve ser levada a sério. Em particular, orientará o processo de tomada de decisão e a direção estratégica.

A missão é a razão de ser do seu negócio, enquanto a visão é quem você aspira ser ou o que você quer ser. Por outro lado, os valores representam os princípios que regem a cultura da empresa e até mesmo a cultura dos funcionários.

A identidade organizacional é, portanto, um importante guia para a contratação de novas pessoas, a celebração de contratos com fornecedores e até mesmo o lançamento de produtos e serviços no mercado.

Por isso, deve ser promovido constantemente e garantir que permeie toda a empresa.

Para quem elaborou esta parte do plano estratégico, vale a pena saber quando foi elaborado para ver se há necessidade de uma revisão.

Uma empresa pode mudar muito ao longo dos anos. Desse modo, a missão, visão e valores também podem mudar ao longo do tempo, tendo em vista que já não se adéquam à missão pretendida.

Metas e indicadores de sucesso

Agora é a hora de explicar para onde a empresa está indo e quais dados vão indicar o sucesso nessa jornada.

Os objetivos a serem alcançados devem envolver toda a organização. Portanto, pode ser necessário desenvolver uma meta geral e traduzi-la em metas de vendas, marketing, RH, entre outros.

Não se esqueça que a participação de todos é fundamental no planejamento estratégico, por isso, cada departamento deve ter seus próprios objetivos.

Aqui é importante que a meta seja difícil, mas realista. Portanto, não coloque números inalcançáveis no mercado ou na realidade da empresa.

Tais métricas vão permitir o acompanhamento do cumprimento dos objetivos. Assim, caso um dos objetivos seja atingir uma fatura pré-determinada, a mesma fatura mensal fará parte das métricas a acompanhar durante vários meses.

Finalmente, comunique todas essas metas e métricas a todos os funcionários. Desta forma, todos saberão a sua importância e o seu papel na concretização dos objetivos pretendidos pelo negócio.

Plano de ação

Nesse ponto, você sabe onde está o negócio, quem é e para onde está indo.

Então é hora de agir!

O plano de ação pode atingir metas e objetivos específicos conforme os prazos estabelecidos pelos funcionários.

Isso significa especificar as ações a serem executadas e delegar quem executará cada ação.

Registrar essas informações pode significar a diferença entre uma estratégia bem-sucedida e uma problemática, portanto, preste muita atenção a esta etapa.

Como nem tudo pode ser ordenado, é importante listar as operações para ocorrerem em ordem de importância.

Dito isso, você precisa realizar as coisas mais fáceis ou urgentes primeiro.

Para te ajudar, pense e priorize as ações que realmente fazem a diferença na conquista dos seus objetivos.

Acompanhamento e análise

Como fase final do planejamento estratégico, deve ser estabelecida a periodicidade das reuniões para que as áreas de negócios possam se reunir para apresentar e discutir os resultados alcançados.

Essa reunião costuma ser semanal para que você possa conversar sobre o que aconteceu na semana anterior e pensar nos próximos passos.

Além dessa reunião, também é importante reunir os gestores com a maior frequência possível para avaliar os resultados.

Aqui você também precisa revisar e redefinir sua análise SWOT, objetivos e plano de negócios. Afinal, o mercado não é estático e você sempre deve se adaptar.

Faça uma reunião de avaliação e acompanhamento

Também é importante organizar em uma escala maior.

Por isso, é necessário definir um tempo específico para tratar desses temas do planejamento estratégico, tornando a sessão de avaliação fundamental.

A ideia não é prender vários profissionais em uma sala.

Mas todos têm dados, conhecimento e números para discutir e entender o que está funcionando e o que precisa ser melhorado no planejamento do negócio.

A discussão é a ideia de integrar este tema na cultura da organização. Além disso, reuniões regulares ajudam a reduzir o tempo perdido na busca de bugs ou erros, pois os ajustes podem ser feitos mais rapidamente.

Nesta reunião, é importante que sempre haja especialistas que se encarreguem de abordar os temas a serem discutidos — especialmente ao lidar com grandes organizações. Evite perder reuniões em discussões não relacionadas a planos de negócios.

Quais as vantagens do planejamento estratégico?

Apesar de todos os pontos apresentados até aqui, você deve estar pensando “por qual motivo devo fazer um planejamento estratégico?”.

A fim de que você não tenha maiores questionamentos, apresentamos os principais benefícios desse plano abaixo. Veja!

Dessa forma, pode-se notar o quão importante é o planejamento estratégico para a sua rotina!

Contabilidade para prestadores de serviços

Os empresários costumam pensar que desde que tenham uma contabilidade, podem garantir tranquilidade.

Poucas pessoas sabem que na hora de escolher um escritório de contabilidade, você deve buscar por um especialista na sua área. 

Esse é um diferencial da Rede Contábil Digital: somos cada vez mais especialistas em um determinado campo, por isso, sabemos exatamente o que os nossos clientes estão fazendo momento a momento, e podemos definir soluções para cada momento antes disso.

A contabilidade para prestadores de serviços também possui características próprias. Sabemos que existem muitos segmentos de mercado na área de serviços, de encanadores a engenheiros, cada um com características diferentes. 

Toda a equipe da Rede Contábil Digital é continuamente treinada e pode auxiliá-lo desde o processo de legalização da empresa até o planejamento estratégico, bem como quando você precisar contratar ou taxar serviços com base tributária mínima.

Ajudamos a proteger sua empresa com planejamento tributário, folha de pagamento, impostos, contabilidade e muito mais.

Nossos serviços se adaptam às suas necessidades e evitam que você perca mais dinheiro. 

Sendo assim, por que perder tempo e dinheiro, quando você tem uma rede de contabilidade digital para ajudá-lo a economizar tempo e dinheiro?

Converse com nossos profissionais agora mesmo!

Conte com os especialistas da Rede Contábil Digital

Você não precisa gastar muito dinheiro para realizar seus sonhos. Com a ajuda da Rede Contábil Digital, seus investimentos podem ser otimizados.

Oferecemos aos nossos clientes todo o suporte financeiro e fiscal para ajudar a estruturar, planejar e proteger suas receitas para o crescimento sustentável de seus negócios.

Portanto, não perca tempo!

Clique aqui para conversar com a nossa equipe!

5/5 - (1 voto)
Summary
Article Name
Planejamento estratégico: o que você precisa saber?
Description
Saiba qual a importância do planejamento estratégico para prestadores de serviços. Para saber mais do assunto, leia o artigo que preparamos!
Author
Publisher Name
Rede Contábil Digital
Publisher Logo
Sair da versão mobile